Maria do Céu, a mulher do ano… nos Emiratos Árabes Unidos

Por detrás de uma hospedeira de bordo portuguesa ao serviço da Air Emirates esconde-se uma empreendedora que resolveu pôr todo o seu tempo e recursos ao serviço das crianças de Dhaka, no Bangladesh: Maria do Céu da Conceição fundou The Dhaka Project, uma ONG que realoja e financia a educação de meninos e meninas dos bairros de lata de Gawair e dá formação aos seus pais e mães, inserindo-os no mercado de trabalho. E, a provar que mesmo uma vontade individual pode mudar a vida de centenas de pessoas, já realojou mais de meia centena de famílias e criou uma escola (para 270 crianças e educação de adultos) e uma biblioteca.

O trabalho de Maria do Céu acaba de ser reconhecido nos Emiratos Árabes Unidos (a portuguesa reside no Dubai), que lhe concederam o prémio de “Mulher do Ano”. A notícia no Público e no i (com vídeo do projecto). Ou, se preferirem, leiam o testemunho de Maria do Céu na primeira pessoa, oiçam o testemunho de quem conheceu a portuguesa e o seu trabalho ou visitem o Flickr set do Dhaka Project.

Eu já sei para quem vai o meu donativo este Natal… e o teu?

ACTUALIZAÇÃO: Entrei em contacto com a Maria do Céu e fiquei a saber que o Dhaka Project foi entregue à Rural Services Foundation, uma organização local, que o gere com patrocínios da Emirates Foundation e da Dubai Cares. Mas a Maria do Céu não podia ficar parada e criou entretanto um novo projecto, o Catalyst, que reforça a componente de educação de adultos (a quem os próprios filhos ensinam inglês!) e incorpora uma vertente ambiental (limpeza urbana em Dhaka). O blog do projecto Catalyst está aqui, sendo possível ver a reportagem que a RTP fez sobre o trabalho de Maria do Céu. Mais uma reportagem no site do Expresso.

Interessado(a) em colaborar? O Catalyst aceita donativos na seguinte conta (ou em géneros, mas para quem passe por Dhaka ou pelo Dubai):

PAÍS : ÁUSTRIA
Titular da Conta: Dhaka Project
Banco: Oberbank
Número de Conta: 391051414
IBAN : AT951509000391051414
BIC : OBKLAT2L
(Informação publicada pela Maria do Céu, aqui.)

Advertisement

2 opiniões sobre “Maria do Céu, a mulher do ano… nos Emiratos Árabes Unidos”

O teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: