350, o número mais importante do mundo?

Miguel Dominguez/artreview.com

350 (partes por milhão, ou ppm) é considerado pelos cientistas como o limite máximo “seguro” para a concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Actualmente, a concentração atmosférica de CO2 é de 390 ppm, bastante superior ao limite teórico suportado pelo planeta. Com uma concentração desta magnitude, as calotes polares derretem, os desertos expandem-se e as florestas morrem. 350 ppm é um objectivo “abraçado” por entidades e personalidades tão diversas como as Nações Unidas ou Al Gore.

Reduzir a concentração de CO2 na atmosfera passa por uma mudança global de políticas, mas também pela mudança das atitudes individuais. É necessário reduzir as emissões, reduzindo os combustíveis fósseis que queimamos diariamente. É necessário acelerar a transição para as energias renováveis: do sol, do vento, das marés… Ainda não é tarde demais para recuarmos e deixarmos o planeta “respirar”, repondo os níveis naturais de concentração de CO2: só temos que deixar as florestas e os mares executarem as suas tarefas purificadoras. Mas o nosso tempo está a esgotar-se rapidamente. Está na hora de agirmos.

350 ppm é um objectivo ambicioso, mas é também um objectivo incontornável. 350 ppm não é uma opção individual ou global: é a fronteira entre a nossa sobrevivência enquanto espécie, entre a viabilidade do nosso planeta enquanto ecossistema global, e a auto-destruição da Humanidade.

No próximo mês de Dezembro, representantes dos países com assento na ONU reunir-se-ão na Cimeira de Copenhaga para acordarem um novo tratado sobre o clima, substituindo o defunto Tratado de Quioto. As perspectivas actuais apontam no sentido de um tratado muito pouco ambicioso. Cabe-nos a nós, habitantes do planeta e cidadãos do mundo, mobilizarmo-nos e exigirmos dos nossos líderes que façam mais pelo nosso futuro comum. Porque o planeta não pode esperar mais.

O próximo dia 24 de Outubro foi designado como o Dia Internacional de Acção para as Questões do Clima. Agora que conheces “o número”, consulta o site 350.org para saberes como te podes envolver, a nível local ou global. Podes ainda seguir a conta 350 no Twitter.

Este post insere-se no Blog Action Day, um dia – 15 de Outubro – em que a blogosfera dedica o seu poder de comunicação à acção em prol de uma causa global comum. Este ano o tema são as alterações climáticas. O Café da Manhã deixa aqui o seu grão de areia, o contributo possível. E tu, onde deixas o teu?

Advertisement

Um pensamento em “350, o número mais importante do mundo?”

O teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: