Hu Jia, o Sakharov 2008

« Ao atribuir o Prémio Sakharov a Hu Jia, o Parlamento Europeu manifesta o seu reconhecimento firme e determinado a todos os defensores dos direitos humanos na China, que lutam diariamente pela liberdade »

Foi assim que o Parlamento Europeu anunciou a atribuição do mais prestigiado galardão europeu dos Direitos Humanos, o Prémio Sakharov, ao activista, advogado e blogger chinês Hu Jia. Como sucedeu com outros galardoados com o Sakharov, Hu Jia não poderá ir a Estrasburgo no dia 17 de Dezembro receber o Prémio: encontra-se a cumprir uma pena de 3 anos e meio numa prisão chinesa. Os seus crimes, além da liberdade de expressão, incluem a luta pela democracia, protecção dos direitos humanos e activismo ambiental e em prol dos infectados com o VIH/SIDA (ou, nas palavras da acusação: “subversão do poder estatal”).

A impressionante lista de galardoados com o Prémio Sakharov, instituído em honra do físico e dissidente político russo Andrei Sakharov, inclui nomes como Nelson Mandela, Alexander Dubček, Aung San Suu Kyi, Xanana Gusmão, a ONG Repórteres Sem Fronteiras e os movimentos Damas de Blanco (Cuba), ¡Basta Ya! (Espanha) e Mães da Praça de Maio (Argentina). Para assinalar o 20º aniversário do Prémio, que se cumpre este ano, o Parlamento Europeu convidou os anteriores galardoados para um encontro em Estrasburgo, em 16 de Dezembro próximo.

Pode seguir o movimento para a libertação de Hu Jia no Twitter.

Advertisement

O teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: