Os vossos pulmões são os da direita

Fumar é estúpido, e não há nenhuma lei (ou ausência dela) que venha alterar este facto.

Um fumador é um ser burro e desinformado. É um atentado social ambulante, um terrorista que atenta até contra os seus familiares e amigos. Um viciado na sua própria morte. Um ser acéfalo, que se julga rei e senhor do metro quadrado em que exerce o seu “direito”. Um agressor que é vítima de si próprio. Uma sanguessuga dos recursos comuns (e já nem falo da qualidade do ar que todos respiramos, mas apenas da utilização dos meus impostos no financiamento do serviço nacional de saúde).

Vi fumadores em tratamento que, nos intervalos da quimioterapia, saíam para o corredor para fumar um cigarro. Sem nunca ter sido um deles, tive duas “mangueiras” enfiadas nas costelas durante três dias. Quando apanho com o fumo de uma dessas chaminés itinerantes em cima, só me apetece abrir a camisa e mostrar-lhe as três cicatrizes que tenho no peito, que deviam ser suas e não minhas.

Deixo-vos com as sábias palavras da Marciana: «Fumar mata. Não é uma lenda. “Fumar mata” já não era uma lenda na altura em que se falava que o aquecimento global era uma lenda, e até o aquecimento global já é uma realidade.» Aconselho-vos a leitura do post completo, sob o sugestivo título “Fumar devia ser como a masturbação”. E aproveito para vos voltar a insultar.

[techtags: fumar, fumadores, cancro, pulmões]

6 opiniões sobre “Os vossos pulmões são os da direita”

  1. Curiosamente também uso todos esses adjectivos interessantes para classificar alguém que adopta qualquer tipo de extremismos! Como o que adoptaste neste texto!

    O tabaco é um vício tal como qualquer droga… O fumador é doente, tal como qualquer toxicodependente. Não é fácil largar o cigarro, como não é fácil largar a droga.
    Enquanto não se enfrentar o vício do tabaco tal como ele é – uma doença – nada vai evoluir e continuarão a aparecer textos destes onde o único objectivo é insulto gratuito.

    Acredito que tenha sido apenas uma noite mal dormida… tens de tomar o café da manhã antes de vires escrever alguma coisa!

  2. Não, meu caro: não é extremismo, é uma opinião amadurecida ao longo dos anos. Alguém que se droga (mesmo se na praça pública) não afecta a minha saúde. Acho apenas que os recursos que se investem no tratamento do cancro do pulmão deviam ser canalizados para a prevenção, e para dar oportunidade de parar a quem já é viciado.

    Porque é que o preço da gasolina é taxado em mais de oitenta por cento pelo Estado, e o do tabaco não se aproxima desses valores? Acho muito bem que me penalizem por poluir, ao volante, o ar que todos respiramos. E, no entanto, não me passa pela cabeça conduzir numa sala fechada e populada por não-condutores…

  3. Concordo plenamente com o Tony. Sou culto, inteligente, responsável para com meu futuro. Porém, sou fumante. Execrar alguém por (maus) hábitos que este tenha e você não os tem, já é reprovável. Execrar-nos por uma doença, é desumano. Se você se propusesse a perguntar aos fumantes que o cercam se eles gostariam de parar, tenho certeza que o resultado seria bem próximo a 100%. Mas, como já afirmou a AMS (Agência Mundial de Saúde), tabagismo é doença. Ignorância, no entanto, é mediocridade.

  4. Bem esses insultos por vezes …dao uma certa razao
    mas na podem tar praki a insultar toda a gente no factuu ke tb a pessoas ke na kual fumam ..por certos motivos ..
    algo ke ultrapassa a dor
    medo
    i outras coisas
    mas la tem razao
    por isso fika aki a minha ultima palavra
    se todos nos preokupaxemos kom factos mais importantes
    ou doenxax mais graves
    talvez ajudaxem

  5. Sou fumante a 15 anos. Fiquei chocado com as reportagens que vi sobre pessoas que precisavam de um transplante de pulmões. Pessoas que tinham que ficar ligados a um balão de oxigênio 24 horas por dia. Tenho consciência do que possa vir acontecer comigo por causa do tabagismo. Mas como toda droga gera dependência, na hora de consumir sempre achamos que nada de errado vai nos acontecer como é normal de todo ser humano. Não existe ser humano burro. Existem pessoas desenformadas pois todos tem a mesma capacidade cerebral. Críticas construtivas são bem vindas. Não se consegue construir destruindo da forma que alguns dos comentários foram feitos a respeito do assunto.

O teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: