21 anos, ou uma vida no reino da tecnologia

John Naughton é jornalista, engenheiro, blogger e autor do livro A Brief History of the Future: Origins of the Internet. No passado Domingo publicou no site do jornal inglês The Observer um artigo sobre a “geração de 1985”, os jovens que têm hoje 21 anos, e especificamente sobre a sua (não) relação com a leitura de jornais. Não resisto a traduzir um excerto… e a imaginar o que será este artigo escrito daqui a 17 anos, quando a minha filha tiver 21.

« Os jovens que hoje têm 21 anos nasceram em 1985. A Internet fez dois anos em Janeiro desse ano, e a Nintendo lançou ‘Super Mario Brothers’, o primeiro jogo vendido em massa. Quando chegaram à escola primária, por volta de 1990, Tim Berners-Lee estava ocupado a inventar a World Wide Web. A primeira mensagem SMS foi enviada em 1992, quando estes miúdos tinham 7 anos. A Amazon e a eBay foram criadas em 1995. O Hotmail foi lançado em 1996, quando esta geração estava a chegar à escola secundária.

Por volta dessa altura, chegaram as tarifas de telemóvel pré-pagas, permitindo que os teenagers tivessem telefones, e apareceram os primeiros serviços de mensagens instantâneas. A Google foi criada em 1998, enquanto as crianças desta geração se tornavam teenagers. O Napster e o Blogger foram lançados em 1999, quando estavam a terminar a escolaridade obrigatória. A Wikipedia e o iPod apareceram em 2001. Os primeiros serviços de ‘social networking’ apareceram em 2002, quando esta geração chegava ao último ano do liceu. O Skype foi lançado em 2003, quando iniciavam a universidade, e o YouTube foi criado em 2005, quando se aproximavam da licenciatura. » (Artigo completo, em inglês.)

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