Sr(a). 300 milhões

Por volta desta hora, estará a nascer nos Estados Unidos da América um ser humano especial: será o habitante número 300 milhões do país. Ou não: ele ou ela poderá também chegar “a salto” do outro lado da fronteira com o México, ilegal por via marítima, a bordo de um contentor, ou até entrar legalmente através de um dos muitos aeroportos internacionais do país.

A terra da esperança cimenta assim a sua posição como terceiro país mais populoso do mundo, depois da China e Índia, com o dobro da população de um país como a Rússia. E muitos desses americanos são imigrantes: mais de 12%, ou seja, 34 milhões, segundo estatísticas recentes.

Actualmente, nasce nos EUA um ser humano a cada sete segundos, morre um cidadão a cada 13 segundos e chega um novo imigrante a cada 31 segundos. O declínio populacional não será, a curto prazo, um dos problemas do país, mas o impacto ambiental é-o já no presente: com um vigésimo da população mundial, os Estados Unidos gastam um quarto da energia consumida no planeta, e a dependência energética dos combustíveis fósseis é agravada pelos 237 milhões de automóveis existentes no país. O consumo de água per capita é o triplo da média mundial; o consumo de carne per capita é o dobro do europeu e cinco vezes superior ao dos países em desenvolvimento.

São os seguintes os dez países mais populosos do mundo (representando entre si mais de metade da população mundial): China – 1314 milhões; Índia – 1112 milhões; EUA – 300 milhões; Indonésia – 232 milhões; Brasil – 188 milhões; Paquistão – 166 milhões; Rússia – 149 milhões; Bangladesh – 147 milhões; Nigéria – 132 milhões; Japão – 127 milhões.

Advertisement

O teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: