Momento alto de uma vida

Da dele, e da minha: há quadros que nos marcam e perseguem desde o primeiro dia em que os vemos reproduzidos num livro, numa gravura, num postal…

Ao fim de muitos anos de espera, fui aqui ao lado ver o Guernica de Picasso. Talvez o mais célebre e marcante quadro do séc. XX, assinala de forma avassaladora a barbárie que foi o século passado. Ocupa uma parede do espectacular Centro de Arte Raínha Sofia, em Madrid, e é a peça mais destacada da exposição Picasso: Tradición y Vanguardia, que se divide por dois núcleos: o do Museu do Prado, que destaca a influência de pintores como Goya ou Velasquez na obra do mestre andaluz, e o do Raínha Sofia, que assinala os 25 anos da chegada do Guernica a Espanha em 1981 (por vontade do autor, esteve em Nova Iorque até à instauração da democracia na sua pátria). Ambos os núcleos são valorizados com o empréstimo de obras dos museus Picasso de Paris e Barcelona e do Musée d’Orsay, entre outros.

As duas exposições, belíssimas, podem ser visitadas até 3 de Setembro. Madrid está a poucas horas de carro, comboio ou avião de Lisboa…

Advertisement

2 opiniões sobre “Momento alto de uma vida”

O teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: