25 de Abril sempre!

Para os mais esquecidos, a RTP 1 exibe às 15h00 de hoje o fantástico filme de Maria de Medeiros “Capitães de Abril“.

P.S.: Alguém pode explicar ao Exmo. Sr. Presidente da República que o 25 de Abril de 1974 foi mais do que uma desculpa para o Capitão Salgueiro Maia vir a Lisboa fazer a rodagem de umas chaimites??

Advertisement

Um pensamento em “25 de Abril sempre!”

  1. “Lembrar Abril”

    Nesta altura do ano surgem sempre os detractores da Revolução de Abril – uma espécie de saudosistas do Estado Novo – pois “antigamente é que era bom”, dizem eles. Como se 40 anos de obscurantismo não tivessem atrasado irremediavelmente o País e a Pide fosse uma qualquer organização sócio-cultural! Esta nostalgia serôdia dá náuseas e piora quando falam com desdém do “excesso de liberdade” e da democracia.

    Mas será que esta gente não se lembra do que acontecia no tempo do pseudo-estadista? A colagem ao fascismo, as repressões políticas e públicas com a vergonhosa conivência da igreja católica, a censura literária, a educação baseada num nacionalismo bafiento, da interminável Guerra do Ultramar e do obsessivo colonialismo.

    Actualmente parece que entramos num processo de regressão pois inauguram-se ruelas com nomes de ditadores existindo também regiões do País que ignoram a data. Convém explicar às gerações futuras que a História não pode voltar a repetir-se e que a morte de homens como Humberto Delgado não pode ter sido em vão.

O teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: