O princípio do fim?

« Assistir à retirada – No sul da Faixa de Gaza, um grupo de palestinianos observa os veículos que levam os bens dos habitantes israelitas de Gush Katif, um dos 21 colonatos israelitas que vão ser desmantelados na região, em conjunto com outros quatro na Cisjordânia. As autoridades de Israel deram 48 horas aos colonos, a partir da meia-noite, para a retirada voluntária. Terminado esse prazo, a evacuação será operada pelas forças de segurança. » (Fonte: publico.pt)

Israel iniciou esta noite o processo de retirada de 25 colonatos da Cisjordânia e Faixa de Gaza, territórios palestinianos ocupados há 38 anos. Já não era sem tempo, uma vez que são inúmeras as resoluções das Nações Unidas nesse sentido que ficaram por aplicar ao longo destas quase quatro décadas.

O “pacote” financeiro oferecido aos colonos para deixarem os territórios ocupados é generoso: entre 200.000 e 350.000 euros por família, dependendo da área da residência, número de filhos e antiguidade do colonato. O estado hebraico cobre ainda os custos da mudança, meio ano de salário para quem perder o emprego e os dois primeiros anos da renda na nova casa.

E eu pergunto: quantas famílias palestinianas seria possível alimentar com 350 mil euros??? :-/

Advertisement

2 opiniões sobre “O princípio do fim?”

  1. Uma crítica: a Volta a Portugal em bicicleta, competição que não sendo o Tour foi muitíssimo emocionante, não mereceu nenhuma referência aqui no blog… a rever, Mr.Café da Manhã… 😉

  2. O Tour só mereceu referência por ter sido vencido pela 7ª vez pelo Lance Armstrong. Era um post sobre a luta contra o cancro, e não sobre ciclismo… 🙂

O teu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: