Sobre esta notícia, recebemos os seguintes esclarecimentos da UMIC:
« É importante, muito importante, fomentar conteúdos em Língua Gestual Portuguesa. Sabia que a par da Língua Portuguesa, a Língua Gestual Portuguesa está consagrada na Constituição Portuguesa? Para as pessoas surdas, a língua portuguesa é como se fosse uma língua estrangeira. Daí a enorme dificuldade que os mesmos têm de ler textos em língua portuguesa.
Apenas comentar que a iniciativa foi da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, a qual convidou para a iniciativa o INOV – INESC Inovação, a Groovemedia, a Associação de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (AILGP), a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), a TSF Rádio Jornal. A Feira das Capacidades foi um excelente bálsamo para levarmos a emissão a bom porto. Obrigado à Câmara Municipal da Moita e ao entusiasmo da sua equipa.
O seu a seu dono e nesta iniciativa foi necessário congregar vários interesses e sensibilidades para que tal fosse uma realidade. A iniciativa envolveu uma equipa de praticamente 20 profissionais nas mais diversas áreas.
Provámos que é possível e queremos responder a uma necessidade: informação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) é absolutamente premente.
11 Abril 2005
Jorge Fernandes
Programa ACESSO da UMIC »
Pela relevância dos temas focados, decidimos “pescar” estes esclarecimentos da caixa de comentários. Obrigado, Jorge!